• blog da vectra construtora

Como planejar a compra de um imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta pode ser uma excelente opção para quem deseja economizar, já que muitas vezes estes empreendimentos tem um custo menor em relação àqueles já construídos.

Mas antes de investir em um imóvel na planta, é necessário se planejar e ter o máximo possível de informações para não errar na compra. Saber se você está preparado para começar a reduzir gastos e se organizar para uma mudança é fundamental antes de concretizá-la.

Confira neste post dicas de como você pode se planejar para investir em um imóvel na planta!

O que é um imóvel na planta?

Um imóvel na planta é um empreendimento imobiliário que em qualquer fase da obra pode ser adquirido por pessoas interessadas. O diferencial mais expressivo deste negócio são os descontos oferecidos em comparação aos imóveis já construídos.

Em geral, um imóvel na planta pode ser 30% mais barato e, de acordo com a localização, o desconto pode aumentar. Por este motivo, muitos casais buscam construtoras para comprar um imóvel que ainda esteja em fase de construção.

Além de ajudar a viabilizar o sonho da casa própria, contar com as melhores condições na negociação de um apartamento em obras representa uma boa oportunidade de investimento.

Se levarmos em consideração a expectativa de valorização do imóvel posteriormente, um imóvel na planta representa tanto o sonho da casa própria quanto uma oportunidade de investimento.

Para conquistar o imóvel desejado, é necessário realizar um planejamento financeiro e se organizar, para então buscar o melhor custo-benefício na aquisição de um imóvel na planta.

Neste post você vai entender como deve se planejar para comprar o imóvel dos sonhos e não fazer a escolha errada, porque a sua decisão impactará na sua vida por um longo tempo e pode trazer prejuízos a sua família.

Como se programar para comprar um imóvel na planta

A compra de um imóvel na planta permite personalização da estrutura do apartamento. Esta vantagem atrai muitos compradores que desejam aumentar a família, pois a inclusão de mais um quarto na construção evitará reformas futuras.

Além disso, comprar um imóvel na planta garante instalações modernas com o que há de melhor neste tipo de empreendimento. Assim como garante um valor mais acessível para quem não quer ter um custo muito alto.

As construtoras oferecem opções flexíveis para compradores em potencial. Na maioria das vezes o cliente investe cerca de 30% do valor do imóvel até a entrega das chaves, parcelando o restante com a própria construtora ou a partir de um financiamento.

Como é de se esperar, para investir em um imóvel na planta é necessário também economizar. Porém, há formas de você poupar dinheiro e manter a vida que possui, não sendo necessário cortar todos os gastos para poder comprar o imóvel dos sonhos.

A partir de uma organização financeira e metas de poupança,  é possível guardar dinheiro suficiente para a nova aquisição da família. Um hábito a se aderir é o de colocar em uma planilha ou papel os gastos e ganhos da casa.  Desta maneira, será fácil visualizar o valor que poderá ser poupado.

O dinheiro reunido para a compra de um imóvel na planta, deve ser investido em aplicações de rendas estáveis e fixas, com uma boa taxa de juros para proteger o seu capital da inflação e garantir o aumento deste.

Investir em aplicações ajuda a diminuir o valor que você precisará reunir para a compra do imóvel na planta. Além disso, ajudará no seu planejamento financeiro e no momento em que deve efetuar a compra.

Analisar a sua condição financeira para escolher a melhor forma de pagamento também é um dos pontos do planejamento. É aqui que você irá decidir se o imóvel na planta será pago à vista, por financiamento ou consórcio.

Cada uma das modalidades têm suas características e vantagens.  Por isso, o planejar a forma de pagamento, faça uma pesquisa e veja a que melhor se encaixa na sua situação.

Para se organizar na compra do imóvel na planta, é preciso pesquisar entre as construtoras a melhor alternativa antes de tomar a decisão final.  Apesar de em muitos casos existir urgência para a compra de um apartamento, especialistas recomendam uma boa pesquisa e análise.

No seu planejamento devem constar os gastos extras com as taxas de transferência, despesas com manutenção, IPTU, condomínio, seguro, encargos bancário, documentação, entre outros. Observe se o seu orçamento ficará comprometido com estes custos. Caso a resposta seja “sim”,  você deverá repensar a compra do imóvel na planta.

Se houver alguma dúvida no seu planejamento, é bom contar com apoio de um profissional, como um corretor de imóveis, assim você conseguirá tirar suas dúvidas sobre o imóvel na planta, solucionar imprevistos e questões a respeito do pagamento.

Antes de escolher o imóvel na planta, é fundamental pesquisar sobre a construtora, a sua reputação e quais são os prazos de entrega dos apartamentos.

Para o tamanho do investimento que você irá realizar, destinar um bom tempo para buscar a melhor opção do mercado é essencial para um bom negócio. Realizar uma pesquisa de portfólio das construtoras, principalmente as experientes no setor, poderá norteá-lo na sua escolha final de empresa e imóvel.

Veja também: Dicas para ganhar mais espaço no apartamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *