Vectra
Fale Conosco
Como planejar um cantinho de trabalho em casa
Postado em 17 de novembro de 2020
46 Views 0

Trabalhar em casa já era uma tendência em curso. A pandemia do novo coronavírus acelerou esse processo para profissionais de diversas áreas. Além de disciplina, a nova rotina exige um espaço adequado para o escritório, o conhecido home office.

Não se trata apenas de colocar o computador sobre a mesa de jantar ou sentar no sofá com o notebook no colo. É importante delimitar uma área de trabalho que ofereça condições mínimas de ergonomia, conforto e privacidade. Isso ajuda a separar as atividades profissionais dos momentos de descanso.

A arquiteta Helo Trindade ressalta que o home office se tornou indispensável nos dias atuais. Segundo ela, a busca pela adaptação de um escritório em casa aumentou nos últimos meses, após a pandemia do coronavírus.

As plantas da maioria dos apartamentos comercializados pela Vectra Construtora já incluem uma área reservada para o morador planejar o escritório. É o caso do empreendimento Casa Batlló, que fica na Gleba Palhano, zona sul de Londrina.

Neste projeto, a arquiteta Helo Trindade decidiu integrar o home office ao hall de entrada do apartamento. “Removemos a porta e criamos um pórtico. Trabalhamos com peças de herança e novos móveis para atender as necessidades da cliente”, conta.

De acordo com a arquiteta, ao planejar o escritório em casa é preciso levar em conta a ergonomia, boa iluminação - com máximo aproveitamento da luz natural -, e conforto do ambiente.

Nesse home office do Casa Batlló, por exemplo, Helo optou por criar uma bancada de trabalho em dois tamanhos, para que o computador fique na altura dos olhos e haja espaço suficiente para o manuseio do teclado e mouse.

Uma cadeira confortável e adequada ao trabalho completa o mobiliário. O tapete persa e o quadro na parede conferem aconchego e personalidade ao ambiente que, neste caso, não é utilizado em período integral pelos moradores, mas como apoio para tarefas administrativas.

A arquiteta, que vive no Uptown Residence, empreendimento da Vectra Construtora, também planejou o próprio home office. Foi nesse espaço adaptado na sala de televisão que ela começou a tirar do papel os primeiros projetos profissionais.

Helo diz que a adaptação foi bem simples. “Prezei muito pelo aconchego”, conta. O mobiliário em madeira natural e tons neutros garantem a atenção no trabalho e o conforto do ambiente nos momentos de descanso.

Uma bancada de vidro foi planejada como uma espécie de extensão da sala para conferir permeabilidade visual e a integração com o home office. Os mesmos elementos – vidro, madeira e tons neutros – foram usados em outros ambientes da casa, como cozinha, sala de jantar e sacada, todos integrados ao escritório.

Na avaliação de Helo Trindade, a iluminação é um dos pontos mais importantes de qualquer projeto. “Para o meu home office busquei uma iluminação neutra, a que mais se aproxima da luz do dia. Traz aconchego visual, não dá sono e nem nos deixa muito alertas”, explica.

A arquiteta completa que, no projeto de home office adaptado à sala, era necessário ter mais iluminação de perímetro do que central. Segundo ela, uma boa iluminação indireta é fundamental para o exercício das atividades profissionais, que exigem atenção, e também para relaxar nos intervalos do trabalho ou períodos de descanso em casa.

Atendimento Online
Por E-mail