
O maior especialista em mercado de luxo na América Latina, Carlos Ferreirinha, falou para arquitetos, corretores, clientes, parceiros e influenciadores convidados da Vectra e CM Souza
Especialista na gestão do luxo há quase 30 anos, Carlos Ferreirinha trouxe a Londrina a palestra “O paladar não retrocede”, tema do seu livro, para um grupo seleto de convidados da Vectra e CM Souza formado por arquitetos, corretores, clientes, parceiros e influenciadores. No evento, mostrou que qualquer empresa ou marca, independente do segmento, pode se inspirar no luxo como uma inteligência competitiva de diferenciação.
Com uma trajetória profissional dedicada a entender o luxo como uma possibilidade de inspiração para todo tipo de negócio, Ferreirinha compartilhou seu conhecimento sobre esse mercado, em que atua há mais de 30 anos. Antes de presidir a própria empresa, a MCF Consultoria, fundada há 22 anos, foi executivo no Brasil e responsável pela gestão da marca Louis Vuitton em 14 mercados da América Latina e Caribe.
Com muitos exemplos, durante a dinâmica apresentação, mostrou que empresas de qualquer segmento podem se inspirar no luxo como uma inteligência competitiva de diferenciação, por meio do comprometimento imperativo com a excelência, a busca pela qualidade sem negociação, o patamar do raro e único, os estímulos emocionais, as histórias bem contadas.
Para ele, o mercado imobiliário oferece janelas de oportunidades significativas no segmento de alto padrão.
“Vai desde uma matéria-prima diferenciada, um projeto conceitual autoral, arquitetos com desenhos e assinaturas diferenciados, parcerias com empresas de design de interiores capazes de surpreender na decoração dos ambientes, automatização, inteligência artificial”, enumera.
Para Ferreirinha, são muitos os elementos que podem fazer com que o segmento imobiliário se distancie do volume, entre eles, a elevação dos patamares da entrega e do diálogo com o cliente.
“Somos nós que educamos os nossos clientes nos nossos patamares de diferenciação, nos preços que cobramos, para que eles nos prefiram. O nosso principal compromisso, enquanto marcas, empresas, gestores e profissionais é fazer com que os clientes elevem as expectativas, se tornem mais exigentes, para conseguirem dialogar com as nossas propostas de produtos e serviços diferenciados”, destaca.
Imóveis de alto padrão
Um dos exemplos usados por Ferreirinha na palestra foi o Gaia, próximo lançamento de alto padrão da Vectra, na Nova Prochet, que trará inovações na fachada e área de lazer. O apartamento decorado foi apresentado com exclusividade aos convidados na mesma noite.
Imóveis de alto padrão estão presentes no portfólio da Vectra desde a sua fundação, há 27 anos. A empresa é reconhecida no mercado pelos empreendimentos imobiliários únicos, autorais e inovadores, projetados e construídos com diferenciais de qualidade.
“As marcas de luxo se destacam pela longevidade, a vontade de se reinventar e expandir. Elas possuem uma inquietação interessante e parecida com a nossa, de sempre buscar o novo, de se destacar e se diferenciar pela elevação. Acredito que o mercado de luxo é uma grande inspiração para o mercado imobiliário”, afirma a diretora-executiva da Vectra, Roberta Costa Alves Nunes Mansano.
Parceiros e apoiadores
Essa diferenciação passa pela escolha de fornecedores e parceiros de alto nível. No evento com Carlos Ferreirinha, a Vectra e a CM Souza contaram com o apoio e patrocínio das marcas Evviva, M.Door, Domum, Portobello, Urban Arts, Zeiss Vision Center Londrina, Belgram, Starluz, Hastam Motors, Isabella Yennes, Swarovski, Deborah Kobayashi Attelier, M. Fleury e Queen’s Cervejaria Artesanal.
Maria Lívia Marques, gestora de projetos da Evviva, empresa de móveis planejados exclusivos e de alto padrão de Londrina, destaca a relevância da parceria com a Vectra nos apartamentos decorados e também no evento com Ferreirinha, para fomentar conteúdo e cultura para o público-alvo da marca de luxo.
“Trabalhamos com móveis personalizados, linhas exclusivas, acabamentos diferenciados e alta qualidade. Gostamos muito estar com a Vectra para agregar valor para a marca e vice e versa”, afirma.
A gerente comercial na Domum Casa, Shallien Bazzo, empresa londrinense referência em mobiliário e que investe no atendimento personalizado dos clientes, também está entre as apoiadoras do evento.
“O Ferreirinha tem um histórico voltado para o luxo e conhecimento comercial deste mercado. Não podíamos ficar de fora dessa oportunidade de promover conhecimento, atualização e inovação”, diz.
Para a gerente comercial da Portobello Shop, Francielle Souza Moraes, trazer o Ferreirinha a Londrina é uma forma, também, de divulgar a marca, que é reconhecida no mercado pela alta qualidade dos porcelanatos e revestimentos.
“Temos uma história de sustentabilidade, trabalhamos com materiais resistentes, duráveis e inovadores, com os melhores produtos do mercado, e atendemos o mesmo público da Vectra no segmento de alto padrão”, aponta.
Vectra Imobi
Durante o evento, Vectra e CM Souza anunciaram o lançamento da Vectra Imobi, um canal imobiliário de relacionamento e informação com imobiliárias especializadas em vendas de produtos de alto padrão. O objetivo é, por meio do credenciamento e análise criteriosa dos parceiros, expandir o time de vendas das empresas na comercialização dos empreendimentos verticais em Londrina e região.