ESG é tema central de convenção anual da Vectra, em 2025

26 • Fevereiro • 2025 • Notícias
ESG é tema central de convenção anual da Vectra, em 2025

Evento reuniu todos os setores da empresa, na nova sede, para discutir sobre boas práticas ambientais, sociais e de governança

Boas práticas ambientais, sociais e de governança, caracterizadas pela sigla em inglês ESG, pautaram o debate da 4ª edição do Vectra Day, a convenção anual da empresa, realizada na última sexta-feira (21), na nova sede da construtora, localizada na Avenida Adhemar Pereira de Barros, nº 811. O evento, que também trouxe palestras sobre inovação e felicidade no trabalho, reuniu colaboradores administrativos da sede e das obras, gerentes e coordenadores do departamento comercial e demais áreas.

A diretora executiva da Vectra, Roberta Costa Alves Nunes Mansano, abriu o evento agradecendo os colaboradores, fazendo uma retrospectiva de 2024 e destacando a importância da convenção anual para que todos parem para refletir e fazer um alinhamento das ações que serão conduzidas em 2025. Ela lembrou dos investimentos que a Vectra fez, nos últimos anos, em consultorias, treinamentos, e na adoção de boas práticas de mercado, que resultaram em um crescimento expressivo da empresa.

A Vectra cresceu. Estamos com dez canteiros de obras ativos, e o mesmo compromisso com a qualidade, o custo, e o respeito ao prazo de entrega para todos. A empresa passou por um novo processo de reestruturação organizacional, com o objetivo de melhorar a nossa forma de gestão, sempre olhando para o agora e para o futuro”, pontuou Roberta.

A diretora também reforçou o compromisso da construtora em sempre querer aprimorar os seus processos e suas entregas, assim como buscar inovações e promover uma mudança de cultura. Por isso, a pauta escolhida para 2025 foi o ESG, conceito que já vem sendo aplicado pela empresa, nas três áreas. Na ambiental, a Vectra tem buscado certificações verdes para suas construções, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e o Carbono Zero.

No que diz respeito ao campo social, a empresa tem incentivado entre os colaboradores a arrecadação de alimentos e materiais de higiene para serem doados a entidades de Londrina, também mobilizou recursos para envio às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, e tem apoiado a realização de eventos esportivos. Dentro da temática de governança, a Vectra tem atuado com transparência e compromisso com boas práticas corporativas, fazendo a gestão de indicadores, auditorias e reuniões periódicas com as equipes.

Gestão de oportunidades

A professora da Fundação Dom Cabral, palestrante e executiva, Maria Flávia Bastos, explicou o termo ESG e destacou em sua fala que as empresas que entendem e aplicam na prática os conceitos saem na frente. Ela destacou, também, que fazer a gestão de oportunidades é melhor do que fazer a gestão de riscos. Para ela, a cultura é a principal barreira que as empresas enfrentam na hora de colocar em prática ações que podem gerar impactos significativos no médio prazo.

“Na minha visão, a governança é a chave do ESG, porque se a alta liderança não acredita nisso, não vai acontecer nem o social, nem o ambiental. Na construção civil, tem muita gente trabalhando e, ao mesmo tempo, a gente sabe que faltam profissionais de qualidade e engajados. Então, a governança vem para criar esse diferencial, de dizer que a empresa cuida das pessoas, é responsável pelo ambiente de trabalho e a comunidade. A atração e retenção de talentos se torna um diferencial competitivo”, analisa.

Programa de inovação

Durante o Vectra Day, foi apresentado um novo programa para incentivar a inovação dentro da Vectra, o “Drive In – Influencie o Futuro”, que será realizado em parceria com o Construhub, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Paraná Norte). As informações foram trazidas aos colaboradores pelo head de inovação do Sinduscon Paraná Norte, Murilo Braghin. O objetivo é realizar uma jornada de atividades para fomentar a cultura de inovação dentro da empresa.

Serão sete meses de trabalho, com encontros mensais, que incluirão atividades como uma imersão com startups e um Innovation Day, para que os colaboradores apresentem suas ideias e projetos. Em sua fala, Braghin enfatizou a importância de não repreender novas ideias, mas olhar para os erros com carinho e buscar soluções.

“Vamos incentivar iniciativas intraempreendedoras e a vivência da inovação aberta através da conexão com startups, com a intenção de aumentar o engajamento das equipes para a inovação”, explicou.

Integração

A 4ª edição do Vectra Day foi encerrada com a palestra “Gente feliz dá lucro e não enche o saco”, de Bruno Gonçalves, especialista em experiência do cliente, felicidade corporativa e criação de experiências memoráveis. O evento foi encerrado com um animado happy hour, com chope, pizza e churros.

Últimas notícias