No Dia da Mulher, Vectra incentiva o protagonismo feminino

13 • Março • 2023 • Notícias
No Dia da Mulher, Vectra incentiva o protagonismo feminino

Colaboradoras foram presenteadas com livros que retratam a vida e obra de mulheres que fizeram história em seus campos de atuação.

 

O Dia da Mulher simboliza a luta histórica em defesa dos direitos das mulheres. E para celebrar esta data especial, a Vectra presenteou as colaboradoras com livros que retratam a vida e obra de mulheres que fizeram história em seus campos de atuação, como Frida Kahlo e Clarice Lispector. A ação integrou a campanha “A História de toda Mulher daria um bom livro”.

A Gestora de Recursos Humanos da Vectra, Ester Falaschi, informou que o objetivo da campanha foi demarcar as mulheres como protagonistas de suas próprias histórias e estimular que elas se apoiem em todas as esferas da vida. Para isso, a equipe de RH buscou livros que retratassem a biografia de mulheres que fizeram história no Brasil e no mundo e que oferecessem uma leitura consistente e, ao mesmo tempo, leve e agradável.

“A Vectra se orgulha de ter mulheres nas mais diversas posições de trabalho, desde cargos operacionais, nos canteiros de obras, até nos corpos administrativo e gestor, e diretoria”, destacou Ester.

A Assistente de Crédito e Cobrança da Vectra, Patrícia Caetano, considerou o presente muito criativo porque, ainda que o feminismo seja uma pauta em evidência atualmente, a lembrança do Dia da Mulher costuma ficar restrita a chocolates e flores.

“Não desqualificando essa escolha, afinal, é cativo da maioria das mulheres. Mas, acho que a proposta de apresentar livros, ainda mais pautando vivências históricas de mulheres que estiveram e agiram à frente do seu tempo, é uma forma muito assertiva e real de demonstrar a abrangência dessas realidades, que vai muito além dos tradicionais papéis de gênero aos quais fomos submetidas”, afirmou.

A Arquiteta e Analista de Projetos da Vectra, Bruna Guedes, disse ter adorado o presente e destacou que o protagonismo feminino é uma pauta necessária, que deve ser repassada para as próximas gerações. Até pouco tempo, dava-se pouco ou nenhum destaque e reconhecimento para as mulheres. “Acho que a popularização dessas referências femininas se torna obrigatória e é uma reparação ao legado que elas nos deixaram. Frida e Clarice são referências na arte e cultura”, avaliou.

Depois de alguns anos atuando no meio corporativo e dentro da Vectra, Bruna afirmou ser nítida a evolução, ainda mais se tomar como referência o “chão de obra”. Para ela, a entrada da figura feminina nesse meio não foi fácil, mas a Vectra tem oferecido o suporte necessário para que as mulheres consigam exercer o papel profissional sem o peso da desigualdade de gênero. “Espero ver, cada vez mais, a construção civil com a presença feminina em destaque em cargos importantes”, completou.

 

Texto: Amanda de Santa

Últimas notícias