
Palestra foi ministrada para estudantes do 8º e 9º anos em comemoração ao Dia Nacional de Saúde e Segurança nas Escolas
O Dia Nacional de Saúde e Segurança nas Escolas foi comemorado, em Londrina, com a palestra Prevenção de Acidentes na Construção Civil ministrada pelo encarregado de Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Vectra, Giuliano Francisquete Dias, no dia 6 de outubro, para uma turma de alunos do 8º e 9º anos do Colégio SESI, a convite do Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Seconci-PR).
A data, comemorada oficialmente no dia 10 de outubro, integra as ações da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que visa promover a cultura de segurança e prevenção de acidentes. O objetivo foi conscientizar os jovens, futuros empreendedores e trabalhadores do País, sobre o uso de equipamentos de segurança e a atenção aos riscos para acidentes no trabalho.
A engenheira civil e de segurança do trabalho do Seconci-PR, Stefani Jardim, destaca que o Brasil ainda possui um número muito elevado de acidentes no trabalho e o objetivo da campanha é reduzir essas estatísticas por meio da conscientização para a adoção de medidas de segurança.
“A Vectra é uma construtora parceira e referência em segurança do trabalho em Londrina. Foi interessante a empresa trazer o que já aplica nos canteiros para os jovens entenderem como funciona a implantação da segurança no contexto prático da construção civil”, afirma.
O encarregado de SESMT da Vectra, Giuliano Francisquete Dias, que acumula uma experiência de mais de 20 anos na função, levou informações sobre a cultura da segurança nos canteiros de obras, com foco no uso dos equipamentos de proteção individuais (EPI). Ele ressalta a importância de levar esse conhecimento para os estudantes mais jovens, na faixa etária de 13 a 14 anos que, em geral, ainda têm pouco contato com o tema.
“Normalmente, a segurança do trabalho é uma matéria mais presente em cursos técnicos e graduações”, lembra.
De acordo com Dias, a cultura da segurança é de extrema relevância para a Vectra, que atua de maneira consistente com divulgações, treinamentos, oferta de equipamentos e constante aperfeiçoamento das medidas de prevenção de acidentes de trabalho, tanto entre colaboradores próprios como dos terceirizados.
“É um conjunto de ações colocadas em prática para tornar seguros todos os canteiros de obras da construtora”, completa.