Capacitação foi voltada para incentivar a comunicação avançada no ambiente de trabalho e na relação com os clientes
“Comunicar-se com Diplomacia e Tato” foi o tema do primeiro treinamento promovido pela Dale Carnegie a um grupo de colaboradores da Vectra. O objetivo é incentivar uma comunicação mais assertiva entre as equipes à luz de metodologias usadas nas relações diplomáticas, que favoreça para o bom clima organizacional e, principalmente, a melhor experiência dos clientes.
O módulo foi ministrado pela Carnegie Master na Dale Carnegie, Fernanda Volpato. Ela afirma que a comunicação assertiva é fundamental na busca por melhores resultados pelas empresas. Mas, nem sempre, as pessoas se observam ou se dão conta do que falam ou da maneira como se expressam no dia a dia.
Por meio de dinâmicas, Fernanda motivou os colaboradores a observarem seus próprios comportamentos, dar e receber feedbacks sem demonstrar emoções negativas, aprender a reagir diante de situações complicadas com confiança, diplomacia e tato com técnicas de mediação na busca de aspectos em comum entre pontos de vistas opostos.
"A gente aprende olhando para dentro e fazendo. Primeiro, entendemos como nós somos, o que precisamos mudar, e o que temos que fazer de diferente para que o resultado seja diferente. A ideia, com o treinamento, é fazer com que a imagem da Vectra seja cada vez mais positiva por meio do atendimento aos seus clientes", afirma Fernanda.
A gestora de Melhoria e Sucesso do Cliente da Vectra, Mônica Pamplona, diz que o treinamento foi voltado para as equipes que mantêm contato direto ou indireto com os clientes, da recepção à assistência técnica. Capacitações como essa são realizadas todos os anos pela empresa, sempre alternando os temas.
“Nossa ideia é trazer a diplomacia tanto para o contato com os clientes, como entre as áreas da empresa que precisam negociar as soluções de problemas”, afirma Mônica.
Na avaliação do gestor de apoio jurídico da Vectra, Marcos Olímpio, o momento foi importante para os colaboradores fazerem uma autoavaliação de como se portam diante de cada situação dentro da empresa.
“Precisamos sempre saber como nos portar e como nos colocar em situações diversas. O contato altamente respeitoso e transparente com os clientes é fundamental”, comenta.
Para a secretária da Vectra, Lurian Tito, foi interessante perceber que a forma como ela fala e se comporta diante das demandas do dia a dia impacta em como as pessoas a enxergam. O treinamento trouxe maturidade para que ela comece a pensar mais antes de falar ou discordar diretamente de um colega, e a se comunicar de maneira mais assertiva.
“Tanto o nosso comportamento como a nossa fala refletem muito no que a outra pessoa vai sentir também. Então, quando um problema chega, temos que entender, respirar, e não discordar direto da opinião do outro, mas explicar, com evidências e fatos, o nosso ponto de vista”, ensina.
Dale Carnegie
A Dale Carnegie atua há mais de um século na melhoria do desempenho individual e de negócios em todo o mundo. Com a visão de que a verdadeira transformação começa de dentro, a empresa foca seus treinamentos na formação de pessoas em busca de resultados impactantes.