
Vinte integrantes da tropa participaram do treinamento na manhã desta quinta-feira (16), que mobilizou dois caminhões e três viaturas, na zona sul de Londrina
Vinte integrantes do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Londrina participaram, na manhã desta quinta-feira (16), de um treinamento de combate a incêndio vertical no Wave, edifício de alto padrão da Vectra, em construção na Avenida Adhemar Pereira de Barros, zona sul da cidade. Para isso, foram mobilizados dois caminhões e três viaturas, que permaneceram no local por cerca de meia hora.
O treinamento foi realizado durante o teste de pressurização de hidrantes do prédio, procedimento obrigatório, feito em todo final de obra, para a liberação do alvará do Corpo de Bombeiros, atestando o cumprimento das normas, assim como a segurança e a eficácia no funcionamento de todo o sistema de combate a incêndio. O 1º tenente Rogério Moretto diz que, em caso de fogo nos apartamentos, os bombeiros utilizam o sistema de hidrantes fixo da edificação para o combate às chamas.
“Durante o teste, a gente faz a pressurização do sistema de hidrantes com a nossa bomba do caminhão, para usar a tubulação do próprio sistema e simular o combate ao incêndio”, explica.
O Wave possui duas caixas d’água com 63 mil litros, sendo que 25 mil são reservados exclusivamente para a utilização do Corpo de Bombeiros para eventuais emergências. Em casos de incêndio no entorno do edifício e falta de água ou de hidrantes públicos, a guarnição pode usar a reserva do imóvel para auxiliar no combate. Em situações reais, os bombeiros levam menos de dois minutos para fazer a conexão da bomba do caminhão ao hidrante e iniciar o trabalho contra o fogo.
O coordenador de produção da Vectra, Victor Schiavon, lembra que, além do sistema de hidrantes e caixas d’água, o empreendimento dispõe de alarmes, sensores de chamas e fumaça, portas corta-fogo com rota de fuga enclausurada, bomba de incêndio para pressurizar a rede, sistema de parada emergencial dos circuitos elétricos para evitar propagação e novos curtos, entre outros itens de segurança.
“Utilizamos o sistema Firestop, uma tecnologia corta-fogo, que impede a passagem das chamas entre apartamentos e entre um pavimento e outro, para oferecer ainda mais segurança à edificação”, destaca.