
Neste ano, foram premiadas iniciativas da Campanha Kaizen e inovações capazes de promover impacto ambiental, social e de governança, seguindo as práticas de ESG
Um dos momentos de destaque do Vectra Day 2025, a convenção anual da empresa, realizada no dia 21 de fevereiro, foi o reconhecimento de colaboradores e equipes que participaram de premiações e reconhecimentos, por meio dos programas “ESG na prática: Transformando nosso futuro” e da “Campanha Kaizen”, que tem o compromisso com a melhoria contínua e a excelência operacional.
Dentro do programa ESG, a Vectra premiou iniciativas inovadoras que podem promover impacto ambiental, social e de governança dentro da Vectra. O primeiro lugar ficou com o projeto Voz & Vez, de Leticia Gubani e Ana Kelly; em segundo, o projeto “Morar Bem”, da Anita de Assis e Giulliano Dias; e em terceiro, “Papel Solidário”, de Thaynara Bertelli Lima.
As analistas de Recursos Humanos Letícia e Ana Kelly criaram um projeto social para ser implantado inicialmente nos canteiros de obras. A ideia é oferecer atendimento psicológico, assistência social e jurídica aos profissionais por meio de parcerias com instituições de ensino superior. Os estudantes podem fazer esses atendimentos e contar como carga horária para suas graduações e os trabalhadores terão acesso aos serviços de maneira fácil e gratuita.
“A ideia é a gente oferecer apoio para acesso a cesta básica, medicações controladas e outras questões sociais. Também teremos um cronograma de palestras e dinâmicas em grupo, para ajudar esses colaboradores que estão com necessidades melhorarem o seu desempenho”, explica Letícia.
Campanha Kaizen
Kaizen é uma ferramenta de manufatura enxuta, uma filosofia de melhoria contínua que pode ser aplicada na construção civil para melhorar a qualidade e a produtividade. Neste ano, foram 12 iniciativas finalistas nas categorias Processos e Produto. Na categoria Processos, a melhoria vencedora foi a aquisição de movimentador de carga utilizando o sistema de vácuo, desenvolvido pelo coordenador de suprimentos, Aislan Delgado.
Ele explica que, por uma questão de logística, os pallets não vêm adequados para os canteiros de obras. Então, eram necessárias cinco pessoas para bater nos sacos de materiais para diminuir a altura e entrarem na cremalheira para o transporte. Além de demandar o esforço de muitas pessoas, elas precisavam investir muito tempo nessa única tarefa e ficavam mais cansadas. O equipamento adquirido pela Vectra funciona a vácuo e é capaz de levantar itens de até 50 quilos.
“Em vez de ter cinco pessoas fazendo essa movimentação, nós temos uma e ainda sobra meio período para fazer o restante do trabalho. O uso foi tão intensivo que, em seis meses, o equipamento já economizou R$ 240 mil reais para a empresa”, conta Delgado.
Outra vantagem da máquina é sua capacidade de mobilidade. Hoje, ela está no Wonder, mas em breve poderá contribuir com o trabalho nos canteiros do Wyyn e Oro.
Na categoria Produto, o prêmio ficou com os colaboradores Victor Kono, Pedro Brasil e Isabella Baggio, que realizaram um ajuste na sequência das atividades nos canteiros, permitindo que a alvenaria interna comece de forma mais rápida e sem interrupções no fluxo de trabalho. O engenheiro residente das obras Wynn e Oro, Victor Hiroshi Kono, explica que a equipe, com o objetivo de encurtar o prazo de obra, resolveu testar uma nova sequência de produção nas atividades de alvenaria, instalações elétricas e hidráulicas.
“Conseguimos reduzir o prazo da obra do Wynn em seis meses. E, no edifício Oro, aplicamos a mesma técnica e já houve uma redução de cinco meses. Passamos a replicar para outras obras da empresa também”, comemora Kono.
Reconhecimentos
Dentro da Campanha Kaizen, a Vectra também reconheceu as iniciativas de Lurian Cristina Braz Tito, de contratação de uma agência de viagens para gerenciar a compra de passagens aéreas e rodoviárias, além da reserva de hospedagens e locomoção; de Larissa Esteves, com a solicitação da baixa de hipoteca através da plataforma registradores; Ana Kelly, Anita Assis, Letícia Gubani e Giulliano Dias, pela sistematização dos processos da área de Gente & Gestão.
Também foram recompensados os projetos de Lucas Camargo e Anderson Oliveira, pela implantação da ferramenta BIM na área de planejamento e controle da produção; Enoque Aguilera, pela implantação da gestão visual para acompanhamento dos pedidos de compra; Pedro Brasil e Isabela Baggio, pela utilização de cartões Kanban para o controle de estoque de materiais; Elisa Gumiero, pela automatização das minutas de aditivos dos clientes no Mega.
Receberam os aplausos, ainda, Elizeu Evaristo, pela utilização de ferramentas à bateria pela equipe de segurança do trabalho; Matheus Silva, pela migração do histórico de e-mail para o novo provedor sem impacto na produtividade dos usuários; e Pedro Brasil e Isabella Baggio, novamente, pela criação de etiquetas de identificação de vergas e contravergas. Todos subiram ao palco para serem homenageados em público. Os vencedores de cada categoria receberam premiações em dinheiro.